A secretaria

Você está aqui: Home » A secretaria

Agenda Cultural

Acesso gratuito à internet

Responsável:
Biblioteca Municipal

Projeto Diário
Programa de acesso gratuito a
Internet a toda a comunidade.

Dias: De segunda a sábado

Horário:
2ª a 6ª feira: 8h30 às 20h00
sábado: 8h30 às 12h00

Apresentação

Yuri Reis - Secretário Municipal de Cultura

WhatsApp Image 2021-02-25 at 13.41.43

Formado em Turismo, com mestrado em Ciências Cartográficas pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). Doutorando em Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional pela USP (Universidade de São Paulo). Já trabalhou e estudou em duas oportunidades no EUA, tendo apresentado trabalhos científicos em diferentes eventos internacionais.

Em Prudente atuou como Coordenador do curso de Turismo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e como coordenador do curso de Eventos da FATEC (Faculdade Estadual de Tecnologia), sendo atualmente apenas professor na área de Hospitalidade, Design e Organização de Eventos. Tem experiência na área de gestão pública como consultor da FIA-USP, na área de eficiência em gestão pública na cidade de São Paulo.

E-mail: yurireis@usp.br - secult@presidenteprudente.sp.gov.br

 

Sobre

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

Criada por Lei Municipal nº 3.595/93, passou por alterações em sua composição ao longo dos anos, atualmente desenvolve ações exclusivas de cultura e denomina Secretaria Municipal de Cultura.

Tem como objetivos permitir, viabilizar e fomentar a formação artística e cultural da comunidade por meios de ações concretas e efetivas nas áreas de formação, fomento e difusão, nas linguagens diversas.

Identificar e revelar artistas e produtores culturais por intermédio de programas que atuem na comunidade através de processos contínuos, estabelecendo uma política pública de acesso e inclusão das manifestações culturais e artísticas como um meio catalisador para a formação da cidadania, desenvolvimento social, individual e coletivo, afetando positivamente a comunidade, atribuindo à cultura o valor devido na construção de valores éticos e estéticos que busquem a transformação social e humana.

 

ÓRGÃOS/SETORES

A Secretaria Municipal de Cultura desenvolve suas ações através dos seguintes órgãos:

Coordenadoria de Fomento Cultural, (Centro Cultural Matarazzo) – Marcelo Lucchiari Borini

Departamento de Acervo Histórico,(Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto) – Alysson Vinícius

Departamento de Acervo Literário,(Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César)

Departamento de Projetos, Programas e Atividades Socioculturais, (Centro Cultural Matarazzo) – Melaine Ribeiro

Coordenadoria Geral da Escola Municipal de Artes Professor Jupyra Cunha Marcondes – Oswaldo Berthy

 

Ações

 

Fomento Cultural

Atua intensamente no fomento às manifestações artísticas com o objetivo de promover a circulação dos bens e serviços culturais promovendo a inclusão e o acesso do maior número de pessoas através de estratégias que permitam a descentralização das ações, ocupando espaços convencionais e alternativos em todas as regiões da cidade com programas de formação de plateias. Busca implementar parcerias com a iniciativa pública e privada no sentido de viabilizar programas e ações que possam potencializar a programação artística da Secretaria.Mantém uma programação de intercâmbios com produções artísticas expressivas em todas as áreas permitindo a troca de informações com os artistas locais e a circulação das produções valorizando as criações artísticas.

Formação Cultural

Tendo como principal equipamento a Escola Municipal de Artes “Professora Jupyra Cunha Marcondes”, o Departamento de Formação Artístico Cultural aponta para a missão de facilitar através da formação artística, o acesso à Arte, cooptando em todas as suas etapas o estímulo ao desenvolvimento humano, consubstanciando em sua realização o reconhecimento cultural dos cidadãos prudentinos.

Acervo Literário

Atua na promoção do conhecimento em diversas áreas relacionadas ao livro, a leitura e a outras atividades de biblioteca pública, tornando-se um espaço de livre acesso à informação. Preocupa-se com a inclusão social, contribuindo para educação e desenvolvimento cultural.

É composto por:

• Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César

• Biblioteca Pública Municipal Dra. Suzel de Carvalho Nalini Paschoalin

Acervo Histórico

Atuamos diretamente na conscientização e preservação da memória e do patrimônio histórico da cidade de Presidente Prudente.

Tem a função de servir como fonte de pesquisa para a comunidade e as futuras gerações resgatando e preservando a história da nossa cidade.

O Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto além da parte de exposição permanente conta ainda com o “Arquivo Histórico Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” que mantêm devidamente arquivado documentos, livros, fotos, mapas, plantas, discos e revistas que fazem parte da nossa história e podem ser consultados gratuitamente pela comunidade.

 

Localização

 

Secretaria Municipal de Cultura

CENTRO CULTURAL MATARAZZO

Rua Quintino Bocaiuva nº 749 – Vila Marcondes

19030-000 – Presidente Prudente

Fone (18) 3226-3399

www.culturapp.com.br

 

Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto

Avenida João Gonçalves Foz nº 2179 – Jardim das Rosas.

CEP 19060-050 Presidente Prudente/SP.

Telefone: (18) 3223-9404

E-mail: preservacao@culturapp.com.br

 

IBC – Centro de Eventos

Rua Dr. Hugo Lacort Vitali nº 46

Vila Furquim

CEP 19030-000

 

Horário de Funcionamento

Centro Cultural Matarazzo – aberto para visitação

Segunda a sábado – das 8h30 às 22h

Domingos e feriados – a partir das 16h

Administrativo – de segunda a sexta – das 8h às 12h e das 13h às 17h

 

E-mail

secult@presidenteprudente.sp.gov.br

 

Telefone

(18) 3226-3399