Equipamento Cultural

Você está aqui: Home » Museu & Arquivo Histórico » Normas de Funcionamento

Agenda Cultural

Normas de Funcionamento

 Horário de Funcionamento

Museu – Salão de Mostra Arquivo Histórico
Segunda – Sexta-Feira 08h00-12h00 e 13h00-17h00 08h00-12h00 e 13h00-16h00
Sábado e Domingo NÃO ABRE NÃO ABRE

Visitação

  • Espontânea: nos horários de funcionamento normas
  • Monitorada: para grupos de estudantes, turistas e outros – mediante agendamento prévio, por contato telefônico e com envio de ofício de confirmação.

OBS.: o cancelamento das visitas monitorada ou especial deverá ser comunicado com antecedência de 24 horas para reorganização da programação do setor, evitar transtornos ou disponibilizar as datas agendadas para outros grupos interessados.

MODELO DE OFÍCIO PARA AGENDAMENTO DE VISITAÇÃO E AÇÃO EDUCATIVA

Ação Educativa

Monitoramento de visitação, destinado a grupos de estudantes e interessados, mediante agendamento, em pequenos grupos de no máximo quarenta (40) participantes, sejam crianças ou adultos, devidamente acompanhados do responsável direto do grupo.

Pesquisas: o acervo documental do Museu pode ser acessado para pesquisas em:

  • Jornais: Pesquisa física nos exemplares, guardados os devidos cuidados no manuseio. O pesquisador pode solicitar uso de luvas máscara para proteção. Observação: o acervo de jornais poderá ser reproduzido com a utilização de câmeras digitais ou equipamento similar do interessado.
  • Revistas: Pesquisa física nos exemplares, com os devidos cuidados no manuseio.
  • Fotografias: Por via digital, sem acesso ao documento físico. Observação: o acervo fotográfico poderá ser copiado por via digital, mediante a utilização de pen-drives do interessado. Preenche-se, data-se e assina-se Termo de Responsabilidade por Uso de Imagem.
  • Documentos, Plantas e Mapas: Pesquisa física, com os devidos cuidados no manuseio. Observação: o acervo poderá copiado utilizando-se celular, câmera fotográfica digital ou equipamento similar do interessado.
  • Livros: Pesquisa física e direta, local, guardados os devidos cuidados no
  • Discos: Levantamento de pesquisa por funcionários do setor, com disponibilidade ou não para reprodução.

OBS.: Nenhum dos itens do acervo documental impresso, manuscrito ou desenhado e discos em 78 rpm poderá ser retirado para pesquisa ou reprodução externa, devendo a mesma ser local, respeitando a especificação de cada item para a reprodução ou cópia, evitando assim danos, perdas ou extravios. No caso específico dos discos de vinil, eventualmente e mediante termo de responsabilidade, esse item poderá ser retirado para cópia, por prazo determinado e em estúdios especializados.

Mostras Externas

O Museu poderá disponibilizar peças de seu acervo físico, quais sejam, equipamentos, peças e afins, para mostras externas próprias ou de terceiros, como empresas, escolas e entidades interessadas, desde que sejam expostas ao público adequadamente, em locais protegidos e seguros, sem risco de perdas ou danos, sejam no transporte ou exposição, e por tempo determinado, sendo essas ações devidamente documentadas por termos de responsabilidade, assumidos pelos interessados.

Cursos

  • O Museu proporciona cursos específicos a sua área de atuação, qual seja história da cidade e afins, e artesanato, voltados para interessados em geral e gratuitos;
  •  Podem participar dos cursos todos os interessados, por ordem de chegada e inscrição, respeitados os limites de vagas e objetivos específicos dos cursos;
  • Nos cursos de história da cidade os participantes poderão, se houver interesse, reproduzir o material específico produzido. Nos cursos de artesanato, os participantes trarão seu material de trabalho.

Créditos

Quando da utilização de peças e/ou documentos pertencentes ao acervo do Museu para a produção de mostras, filmes, peças teatrais ou congêneres, trabalhos universitários, publicações, gravações, peças de publicidade ou outras produções, deverá sempre ser creditado o apoio da instituição na produção, de acordo com a legislação vigente.