Equipamento Cultural

Você está aqui: Home » Biblioteca

Agenda Cultural

Biblioteca

Responsável: Bibliotecário Murilo Tomiazi Misael

CRB – 8/9139

Histórico

A Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César, foi criada em 1944 através da Lei Municipal nº 052, e leva o nome do Dr. Abelardo de Cerqueira César, por ter sido ele o relator do projeto de Lei que criou o Município e Comarca de Presidente Prudente. Doações de obras pertencentes à Academia Dr. Joaquim Murtinho foram responsáveis pelo início da Biblioteca que, conta hoje com um acervo de mais de 70 mil títulos, além de fitas VHS, jornais e revistas.

A Biblioteca foi abrigada em diferentes endereços na cidade. Em 1977 foi criado o “Palácio da Cultura Dr. Pedro Furquim”, que englobava a Biblioteca Municipal e os demais órgãos culturais do município. Em 1981 foi nomeada a primeira bibliotecária, e os serviços prestados foram tomando grandes proporções. Em 2002, visando adequar o Palácio da Cultura à realidade de centro de informações, seu nome foi alterado para “Centro Integrado de Informação Dr. Pedro Furquim”.

No dia 16 de março de 2009, a Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César mudou-se para o Centro Cultural Matarazzo, totalmente revitalizado e restaurado, ampliando seus serviços e proporcionando à população prudentina um complexo de atividades voltadas à cultura.

Acervo Circulante

Livros de Literatura (romances e afins) podem ser emprestados por até sete (07) dias. Em caso de muita procura ( período de provas/vestibulares ou trabalhos escolares), os livros serão emprestados por, no máximo, três (03) dias. Livros didáticos podem ser emprestados por três (03) dias. Acervo de referência (enciclopédias, livros de arte e dicionários), periódicos (jornais e revistas), pastas de separatas da hemeroteca e livros com apenas um (01) exemplar NÃO CIRCULAM. A circulação de livros com assuntos específicos ficarão a critério da direção da biblioteca.

Acervo

A Biblioteca conta com aproximadamente 80 mil obras catalogadas, dentre elas todo o acervo circulante – livros com mais de um exemplar – que estão disponíveis para o empréstimo. Dentro desse acervo ainda se encontra uma variedade de títulos em braile, livros didáticos e paradidáticos, enciclopédias, além de material específico sobre obras de arte e de uma rica literatura infantil e infanto-juvenil.

Acervo de periódicos

Diariamente, jornais da cidade e os principais jornais do estado, inclusive jornais de publicações de concursos, estão disponíveis para os clientes da informação. Revistas de diversas áreas também estão disponíveis nos mais variados assuntos como: moda, turismo, lazer, entretenimento, variedades e ciências.

Acervo didático e sala de estudos

Possui  livros das mais diferentes disciplinas escolares, podendo ser utilizadas para estudo em grupo ou individual.

Normas e Prazos

O cliente poderá retirar, por empréstimo, dois (02) livros de cada vez. Vencido o prazo do empréstimo, o cliente poderá renová-lo, trazendo o livro e sua carteirinha até a Biblioteca, desde que não haja reservas para o referido livro. O atraso na devolução dos livros acarretará ao cliente o pagamento de multa em forma de doação de obras para o acervo da Biblioteca. O cliente que não saldar os compromissos assumidos com a Biblioteca Municipal ficará suspenso.O tempo da suspensão será determinado pela direção. Se reincidir em falta com o Regulamento de Empréstimo poderá ter sua inscrição cancelada, não podendo renová-la pelo prazo de dois (02) anos. Não será permitido empréstimo ao cliente com cadastro vencido ou suspenso por irregularidades

Inscrição de Usuário

  • Para se inscrever na Biblioteca Municipal, na Seção Circulante, o cliente deverá providenciar os seguintes documentos:
  • Duas (02) fotos 3 X 4 recentes;
  • Documento de identidade ou registro de nascimento (no caso de ser menor de idade), ou RG escolar;
  • Comprovante de endereço recente (conta de luz, telefone, carnê de IPTU ou extrato bancário);
  • Comprovante de endereço de parente próximo, amigo ou vizinho, para referência (os mesmos já citados);
  • Menor de 18 anos deve vir acompanhado do pai ou responsável para assinar a autorização para o empréstimo de livros na biblioteca.
  • Número de telefone de referência.

Pesquisa

Não será permitida a entrada, no recinto da Biblioteca, de bolsas, sacolas ou mochilas, que deverão ser guardadas no armário com chave e retiradas, na saída, mediante um número de controle entregue na entrada. Não será permitido o consumo de comida e bebida ou cigarro nas dependências da Biblioteca.

Documentos Necessários para Acesso Gratuito à Internet

  • RG;
  • Comprovante de endereço;
  • Obs: Menores de 12 anos devem vir sempre acompanhados de responsáveis
  • Menores entre 12 e 18 anos devem vir acompanhados de responsáveis apenas no momento do cadastramento.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César
De segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h e aos sábados das 8h30 às 12h30.

Biblioteca Infantil Benjamin Resende
De segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h e das 13h às 17h.

Internet:
De segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h.

LOCALIZAÇÃO:

Rua Quintino Bocaiúva, 749 – Vila Marcondes
CEP 19030-000 Presidente Prudente – SP
Telefones: (18) 3226 -3399 / (18) 3223 -7554
(18) 3916.0589 (adaptado para surdos)
E-mail: biblioteca@presidenteprudente.sp.gov.br

Biblioteca infantil:

O atendimento é realizado por profissionais através de agendamento prévio que poderá ser efetuado por escolas e grupos visitantes. A sala possui um acervo aberto com obras dos mais variados escritores da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil e conta com uma programação que, a cada mês trabalha um tema diferenciado, de uma forma agradável, utilizando-se das artes plásticas, contação de histórias e teatro de bonecos.

Acesso Gratuito a Internet:

O Infocentro disponibiliza à população 50 computadores com acesso gratuito à internet, sendo 02 exclusivos para pessoa com deficiência visual e 02 para pessoa com deficiência física. Estes estão disponíveis para realização de pesquisas e outros serviços de inclusão digital.