Equipamento Cultural

Você está aqui: Home » Constelação Sistêmica especial de Relacionamentos para fechar o mês dos Namorados

Agenda Cultural

Acesso gratuito à internet

Responsável:
Biblioteca Municipal

Projeto Diário
Programa de acesso gratuito a
Internet a toda a comunidade.

Dias: De segunda a sábado

Horário:
2ª a 6ª feira: 8h30 às 20h00
sábado: 8h30 às 12h00

Constelação Sistêmica especial de Relacionamentos para fechar o mês dos Namorados

CS junho

Em tempos de relacionamentos superficiais identificar  e  se  libertar  dos padrões  sistêmicos  que  movem as  relações  pode  ser o segredo do sucesso.

 

O grande trabalho  dos  processos terapêuticos  é  trazer a  consciência para  situações  que  nos  conduzem  no  “piloto automático” para que  a  partir  daí  possamos  exercitar  o poder  de  escolha.  Há pouco tempo  esse  “processar” só era possível  pela  Psicoterapia tradicional  que acontecia em sessões individuais ou em grupo,  mediada  por  um  Psicoterapeuta  que  conduzia  os  participantes  no  processo.  Atualmente muitas  novas  metodologias  vem sendo  apresentadas e desenvolvidas  com o  intuito  de  alcançar  um maior  número de  pessoas.  Além da  forma  prática  como elas  acontecem a  abordagem  também  varia,  entretanto  elas  continuam  com  a tarefa  de  “acordar o Eu  observador” do  individuo  que  busca  ajuda.

Entre as novas abordagens terapêuticas está também a Constelação Sistêmica.  Desenvolvida pelo Teólogo, Filósofo e Terapeuta Alemão Bert Hellinger essa abordagem tem sua base teórica em duas linhas da Psicologia a Terapia de Família de Virginia Satir e o Psicodrama de Jacob Moreno. Além dessas influências, as Constelações Sistêmicas também tem em sua base a experiência como teólogo do seu criador. Bert Hellinger viveu em Missão na África por 16 anos junto aos Zulus, quando pode aprender e vivenciar a importância do culto a ancestralidade e o quanto a maneira de agir diante da vida está intimamente ligada aos grupos aos quais pertencemos. Unindo todas essas experiências a sua observação minuciosa dos  comportamentos Bert Hellinger desenvolveu essa  metodologia que permite olhar qualquer  desconforto existente na vida a partir de uma perspectiva de Ordem-desordem.

Ele nos ensina que o fluxo da vida deve correr naturalmente se 3 princípios fundamentais são  respeitados: Pertencimento, Equilíbrio e Ordem. Nenhuma interpretação é necessária e sim a  análise da queixa da pessoa e do sistema ao qual ela pertence. Ao avaliar o sistema sob a ótica  dos 3 princípios é possível identificar o ponto do bloqueio e então buscar a ordem para que a  vida volte a fluir livremente.

Essa metodologia das Constelações Sistêmicas tem ganhado popularidade no Brasil nos  últimos 10 anos, atualmente é utilizada até por instituições públicas com o objetivo de  minimizar conflitos e ampliar as soluções positivas para  todos os  envolvidos  nas  questões. O processo de uma Constelação Sistêmica pode acontecer em grupos ou individualmente.  Qualquer tema pode ser trabalhado com a perspectiva das constelações: Sintomas, doenças, dificuldades com relacionamentos, prosperidade, carreira e sucesso profissional e até mesmo  organizações e decisões podem ser trabalhadas.

No próximo dia 29/06 haverá uma Vivência de Constelação Sistêmica solidária, promovida pela empresa Mundo Terapeuta de São Paulo. A facilitadora será a terapeuta Lígia Correia que atua em São Paulo com diversas abordagens para lidar com traumas. Esse será o 3º evento promovido pela empresa em Presidente Prudente. Os eventos têm sido solidários com as contribuições do espaço cedido pela Prefeitura, o Centro Cultural Matarazzo; o trabalho da facilitadora e os participantes contribuem com 1k de alimento.  A motivação da terapeuta Ligia Correia é promover o conhecimento dessa abordagem para o público de Presidente Prudente e região. A vivência do próximo dia 29 será temática especial de Relacionamentos, tema escolhido pelos participantes dos eventos realizados em abril. Haverá uma explicação breve da metodologia e então o atendimento de dois casos. Para participar é só fazer a inscrição no link: comparecer no dia com 1kg de alimento que será doado para o Fundo Social de  Solidariedade.

 

Vivência de Constelação Sistêmica

Local: Centro Cultural Matarazzo

Data: 29/06 às 14h

Informações: e-mail infomundoterapeuta@gmail.com / Whatsapp 11.995908988

Facebook/MundoTerapeutaBr

Instagram @Mundoterapeuta

Sobre a facilitadora: www.ligiacorreia.com

 

Governo de Presidente Prudente

 

INFORMA – SECRETARIA DA CULTURA

Presidente Prudente, 27 de junho de 2019