Equipamento Cultural

Você está aqui: Home » Grupo Carcaças de Poéticas Negras se debruça sobre corpo negro urbano e sua função social para provocar a transformação e representatividade artística.

Agenda Cultural

Acesso gratuito à internet

Responsável:
Biblioteca Municipal

Projeto Diário
Programa de acesso gratuito a
Internet a toda a comunidade.

Dias: De segunda a sábado

Horário:
2ª a 6ª feira: 8h30 às 20h00
sábado: 8h30 às 12h00

Grupo Carcaças de Poéticas Negras se debruça sobre corpo negro urbano e sua função social para provocar a transformação e representatividade artística.

25º Fentepp

Grupo Carcaças de Poéticas Negras se debruça sobre corpo negro urbano e sua função social para provocar a transformação e representatividade artística.

 

O Grupo Carcaça de Poéticas Negras começou em 2014 com o encontro de aprendizes de teatro com a necessidade de um aprofundamento nos estudos. O tema da pesquisa se baseou na invisibilidade feminina a partir da canção “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque.

 

Segundo o próprio grupo, “os encontros daquele ano deixaram um rastro de possibilidades” e diante de tantas dificuldades, sobretudo geográficas, foi possível, apenas, realizar um ensaio aberto. Assim, a pesquisa se moldou com o amadurecimento do grupo.

 

Diante de tantos questionamentos, um deles era “Onde e pra quem desenvolvemos nossa arte?” A resposta foi, também segundo o grupo, a “experiência de vida e as diárias provas opressoras, postas a cada um de nós – artistas pretos”. Em 2016 o grupo estabeleceu um norte como pesquisa sobre como e onde atuar. Em 2017, o grupo foi contemplado pela 14º edição do Programa de Iniciativas Culturais (VAI) com o projeto Preto Urbano, que resultou na montagem do espetáculo “Mato Cheio – Fuga Degenerada” e que segue em cartaz em 2019.

 

O segundo espetáculo “Buraquinhos ou o Vento É Inimigo do Picumã”, que estará no 25º Fentepp, é premiado na IV Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do CCSP – Centro Cultural São Paulo e no Edital ProAc – Criação e Publicação e outras diversas premiações.

 

“Buraquinhos ou o Vento É Inimigo do Picumã”

Sábado, 09 de novembro, 20h

Teatro Paulo Roberto Lisbôa – Centro Cultural Matarazzo

 

25º Fentepp – de 08 a 17 de novembro de 2019

Governo de Presidente Prudente – Secretaria Municipal de Cultura

Apoio: Sesc Thermas

Colaboradores: Governo do Estado de SP, Pontos MIS, COMTUR, GTO – Grupos Teatrais Organizados de Presidente Prudente

A retirada de ingressos gratuitos ocorrerá sempre no dia da apresentação de cada espetáculo, no balcão de informações do Centro Cultural Matarazzo.
Os ingressos serão entregues a partir das 9h, de acordo com a lotação do teatro.

#SomosPrudente

 

Governo de Presidente Prudente

Buraquinhos ou o vento é inimio do Picumã

 

INFORMA – SECRETARIA DA CULTURA

Presidente Prudente, 29 de outubro de 2019