Equipamento Cultural

Você está aqui: Home » Exposição Virtual: Tesouro da Juventude

Agenda Cultural

Acesso gratuito à internet

Responsável:
Biblioteca Municipal

Projeto Diário
Programa de acesso gratuito a
Internet a toda a comunidade.

Dias: De segunda a sábado

Horário:
2ª a 6ª feira: 8h30 às 20h00
sábado: 8h30 às 12h00

Exposição Virtual: Tesouro da Juventude

Exposição de Artes Visuais
Título – Tesouro da Juventude
Artista – Roberto Bertoncini

Na juventude temos a capacidade de maravilhar-nos e emocionar-nos com o mundo. Tentamos descobrir ou mesmo criar sentido para as coisas. Essas anotações remetem a este estar e ser no mundo. O tesouro da juventude que não pode acabar é apenas esta necessária sensação de estar vivo. E é o que busco e é o que eu apresento aqui.

Berto Artes Plásticas: Roberto Bertoncini, Nascido em Botucatu, estado de São Paulo, em 1° de dezembro de 1957. Começou estudando pintura com uma freira alemã, Irmã Gudula Weber OSB que lhe estimulou não apenas à criatividade, mas lhe apresentou o rigor técnico e a concentração.
Trabalhou como arte-educador, professor de Artes no ensino fundamental e médio e em algumas administrações públicas como produtor cultural, comunicador visual e capacitador para professores das redes públicas estaduais e federais, todas as atividades sempre permeadas com exposições e produções plásticas. Atuou como docente no curso superior de pedagogia na (UNESP) e atualmente ministra aulas nos cursos de Arquitetura e Gastronomia no centro Educacional Toledo de Presidente Prudente.
Obteve o titulo “Dottore “junto à universidade de pisa (Itália) com uma tese intitulada” A ambivalência das imagens no confronto entre culturas” com orientação do Dott. Gionanni Paoletti e relatoria do Dott. Alfonso Iacono.
Bertô define seu trabalho como processos e procuras, sempre trabalhando com perguntas, desenvolveu diversos estudos em seu percurso artístico produtivo sempre antenado com os contextos social-político- ideológico.
Em seu trabalho traz pequenos recortes do nosso cotidiano que nos remetem a poesia visual, modalidade hoje meio esquecida em função da pirotecnia abundante, mas que considera ainda fundamental, pois propõe uma parada, um momento de reflexão para que se possa ser melhor observada.

Governo de Presidente Prudente

 

INFORMA – SECRETARIA DA CULTURA

Presidente Prudente, 07 de maio de 2020.

1. NO MEIO DE TANTAS FOLHAS CADÊ A ARVORE DA VIDA 2. NA CLAREZA DESTE TEMPO 3. SEM PONTOS PARA LIGAR 4. PEQUENO DICIONÁRIO AMOROSO 5. ETERNO CASULO 6. ALGUMA COISA ESTA FORA DE ORDEM 7. O HORIZONTE AZUL 8. ENCONTROS DO LÁPIS COM PAPEL 9. ONDE ANDARÁ A RAINHA QUE A LUCIDEZ ESCONDEU 10. NO BALANÇO DAS HORAS 11. OS ARCOS DE BRASILIA E A VONTADE POPULAR 12. VONTADE DE SER 13. A MISSÃO 14. TRAMONTO 15. MASCARAS PARA TODOS OS TEMPOS 16. JURAS DE AMOR ETERNO 17. NAQUELA NOITE QUE CHOREI MUITO 18. OS CÉUS QUE PERDI 19. ENQUARTELAMENTO 20. SUTURAS 21. A ESPERA DE UM MILAGRE 22. TEMPO DE CONTÁGIO 23. HISTÓRIAS NÃO CONTADAS 24. O MESMO CEU A MESMA TERRA, APENAS O DIA SEGUINTE 25. MUITO CORONA VIRUS, MUITO BOLSONARO, MUITA QUARENTENA 26. HAVIA ARVORES , RUAS E ESTRADAS 27. AS FRASES E AS MANHÃ SÃO ESPONTÂNEAS 28. COM OS PÉS 29. Esperando