Equipamento Cultural

Você está aqui: Home » Exposição Virtual – Artistas da cidade e região

Agenda Cultural

Acesso gratuito à internet

Responsável:
Biblioteca Municipal

Projeto Diário
Programa de acesso gratuito a
Internet a toda a comunidade.

Dias: De segunda a sábado

Horário:
2ª a 6ª feira: 8h30 às 20h00
sábado: 8h30 às 12h00

Exposição Virtual – Artistas da cidade e região

Muitos artistas da cidade e de nossa região se destacam na produção de artes visuais e seus trabalhos contribuíram para formação do acervo original da Pinacoteca Municipal através de doações e premiações nos Salões de Artes que ocorreram no período de 1978 até o a última edição registrada no ano de 2000.

Esta semana estaremos apresentando na Pinacoteca Virtual a “Exposição Artistas da cidade e região” com obras premiadas nos eventos de arte realizados em nossa cidade.

Cotidiano”, Maria Lúcia Lisboa, técnica óleo sobre tela, premiada no I Salão de Artes Plásticas, realizado em 1978.

E o Meu Alimento”, Maria Neuza Rotta, técnica Bico de Pena, premiado no VI Salão de Artes Plásticas, realizado em 1984.

O Cientista”, Adão Francisco dos Santos, técnica óleo sobre tela, recebeu o prêmio no VII Salão de Artes de Plásticas, em  1985.

“Sem Titulo I’, “Sem Titulo II”, Antônio Roberto Ruffino, técnica gravura em metal, premiados no XI Salão de Artes Plásticas, em 1995.

“Sem Titulo”, Maria do Carmo Malacrida, técnica gravura em metal, premiada no XII Salão de Artes Plásticas em 1997.

Nos registros da Pinacoteca verificamos que muitos trabalhos foram pensados, elaborados e criados na década de 80 e também no período de transição entre as artes plásticas e artes visuais que teve início na década de 90. Destacamos que um novo conceito foi criado para incluir outras formas de expressão englobando modalidades tradicionais e modernas.

Atualmente os trabalhos nas Artes Visuais são muito variados, incluindo a pintura, a escultura, o desenho, o vídeo, a performance, a fotografia, a intervenção urbana, as instalações artísticas e todas as novas modalidades criadas por artistas.

Destacamos nessa exposição os trabalhos de alguns artistas de Prudente e região que compõem o acervo original da Pinacoteca Municipal “Laert Bueno Junior” e fazem parte da história local, tornando-se fundamentais para o desenvolvimento cultural e artístico de nossa cidade e região.

 

Acervo da Pinacoteca Municipal “Laert Bueno Junior”.

Pinacoteca Virtual