Equipamento Cultural

Você está aqui: Home » Pinacoteca Virtual – Exposição – Takeo Sawada

Agenda Cultural

Acesso gratuito à internet

Responsável:
Biblioteca Municipal

Projeto Diário
Programa de acesso gratuito a
Internet a toda a comunidade.

Dias: De segunda a sábado

Horário:
2ª a 6ª feira: 8h30 às 20h00
sábado: 8h30 às 12h00

Pinacoteca Virtual - Exposição – Takeo Sawada

A exposição virtual desta semana reúne as obras do artista plástico Takeo Sawada, obras que pertencem ao acervo na Pinacoteca Municipal “Laert Bueno Junior”.

 

Takeo Sawada  nasceu em 10 de junho de 1917, na província de Ibaraki-Ken no Japão. Em 1933, aos 16 anos de idade, chegou ao Brasil na condição de imigrante, foi trabalhar nas lavouras, no município de Rancharia, dedicou-se também ao cultivo de algodão. Casou-se com a japonesa Tiyo, filha de um amigo de seu pai, com quem teve cinco filhos.

 

Artista plástico impressionista recebeu o prêmio ”Imperial” em 1929, através do governador da província de Ibaraki-Ken, no Japão, premiado na pintura infantil daquele pais, visitada pelo Imperador Hiroito e em 1931 na Exposição Nacional de Pintura dos Estudantes do ginasial e colegial.

 

Mudou-se para a cidade de Presidente Prudente nos anos 60 e dedicou-se ao ensino da língua japonesa até os anos 70. Passou a dedicar-se a partir de 1973, ao ensino da arte para crianças, através do curso de pintura infantil na ACAE de Presidente Prudente. Muitos de seus alunos receberam reconhecimento e premiações internacionais de arte infantil no Japão, onde concorriam com crianças de todo o mundo.

 

Takeo Sawada faleceu em 18 de maio de 2004, vitima de um acidente de carro.

 

Atualmente existe a Galeria Takeo Sawada, um espaço dedicado a exposições de artes visuais no Centro Cultural Matarazzo uma singela homenagem a este  importante artista imigrante japonês que viveu em nossa cidade.

 

 

 

Fotos do acervo da Pinacoteca Municipal “Laert Bueno Junior”